Maldito instagram!
Tudo o que vou escrever abaixo não tem base científica, ok? É apenas a opinião de uma pessoa que usa a internet desde os 11 anos.
Eu tenho um relacionamento tóxico com o Instagram. Ele me faz mal, mas sempre quero voltar pra ele. Mas por que isso? Simples: ele me manipula e me faz querer ficar mais, rolar mais o feed, assistir mais reels, ver mais stories, abrir o Explorar... Tudo isso pra me prender!
Mas acho que agora isso terá um basta! Você já se perguntou por que sua memória está tão fraca? Por que está tão esquecido? Olha, eu tenho 99% de certeza de que isso é por conta da internet. Vou até procurar um estudo sobre isso.
Entretanto, vamos pensar o seguinte: a gente abre o Instagram com o intuito de ver o perfil de alguém, mas antes abrimos um story qualquer. Automaticamente vamos para os reels. Ah... como esses são malditos! Aí a gente vê um vídeo engraçado, vê mais um, outro... Com isso, já se passaram 10 minutos, 15, 20... 1 hora! Uma hora A-T-O-A, e nem fomos ver o perfil que era a ideia inicial. Sério. Não é revoltante? A gente se odeia um pouco nessas horas, né?
Por que eu falo que nossa memória está sendo sucateada por conta disso? Porque a gente começa a acumular um lixo mental. No Instagram, a gente descobre coisas que nem queria saber. Ficamos sabendo da CPI das bets, dos bebês reborns, da treta da nora do Luciano Huck, que a Marina Ruy Barbosa recebeu sei lá quantos milhões pra ficar loira...
Vamos nos questionar: por que a gente precisa saber disso tudo, mesmo? Qual a relevância pra nossa vida? Para o nosso intelecto? Não vai agregar em nada, somente nos destruir mentalmente com informações completamente INÚTEIS.
Repito,
I-N-Ú-T-E-I-S
Isso é acumular lixo. Nosso cérebro começa a armazenar informações desnecessárias, e isso acaba camuflando aquelas que são realmente importantes. Por isso temos a sensação de estar esquecendo de tudo.
Mas é claro, como eu quero lembrar de algo sendo que meu cérebro está guardando informações como: Comida que a flofo comeu hoje, motivo do término do namoro da Bruna Marquezine, quem está participando do Rancho do Maia, quantos seguidores a Luísa Sonza ganhou, qual a nova treta do Léo Dias...
Percebe que é só coisa fútil? Sério, isso não dá mais pra ser tratado como normal.
Vamos lá, repita comigo: EU (FULANO) NÃO PRECISO USAR O INSTAGRAM.
E vou te falar uma coisa - talvez você fique bravo comigo!
Pode ser que você esteja usando o instagram pra saber certas informações, pra acompanhar certas pessoas, usando como se fosse uma ferramenta útil. Afinal, nunca se sabe quando vai aparecer uma coisa nova, né? Uma receita que ainda não fez, uma roupa diferente, um vídeo mais engraçado, um vídeo de utilidade, são muitas as possibilidades...
Mas, eu tenho certeza que você não usou nem 1% disso tudo, que as informações que você viu não estão adiantando de nada. Convenhamos...você está se enganando achando que uma hora vai colocar em prática o exercício que salvou dia 24 de agosto de 2021. Você nem sequer sabe a primeira postagem que você salvou. Você nem lembra mais o que leu ontem no instagram. Não lembra mais os vídeos engraçados. Tudo está virando lixo no seu cérebro.
Me diz, você sabe tudo o que tem dentro do seu lixo da cozinha? Você joga justamente porque aquilo não presta, não serve.
E te falo, é isso que as redes sociais fazem conosco. Lixo atrás de lixo, você e eu somos a lixeira.
Mas agora te pergunto: está ciente e deseja continuar?
Nós não precisamos disso, de verdade, NÃO PRECISAMOS.
1º passo: desinstale o insta, sem dó e sem piedade. Relaxa que ninguém vai sentir sua falta lá não, ok? As pessoas só se preocupam consigo mesmas.
2º Vou agora propor coisas que podem substituir esse vício: leitura em voz alta ou não, pintar algo, escrever em um diário, fazer caça palavras ou sudoku, estudar alguma coisa nova, fazer um cursinho virtual no site do governo, fazer skincare, ler a Bíblia. Com certeza existem mais ideias, tente inovar alguma!
3º Lutemos fortemente contra essa armadilha. Não vamos dar engajamento para os donos das redes sociais, eles lucram com as nossas fraquezas e nós continuamos pobres de espírito e de dinheiro.
Apesar de falar sobre o facebook, essa frase de Zygmunt Bauman cai super bem, vejamos,
"A internet e o Facebook nos tranquilizam e nos dão a sensação de proteção e abrigo, afastando o medo inconsciente de sermos abandonados. Na verdade, muitas vezes você está cercado de pessoas tão solitárias quanto você."
Enfim...
Vamos vencer isso juntos?

Comentários
Postar um comentário